Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A campanha foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, uma organização não governamental brasileira que tem como objetivo promover a segurança no trânsito.

O objetivo principal do Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A campanha busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da educação no trânsito, do respeito às leis e normas de segurança e da necessidade de promover a paz no trânsito.

Durante o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, tais como palestras, caminhadas, ciclismo, blitz educativas, entre outras.

O símbolo da campanha é um laço amarelo, que representa a atenção e a conscientização para a segurança no trânsito.

Com certeza, cuidar do trânsito é fundamental para garantir a segurança de todos. Aqui estão algumas dicas importantes para ter um comportamento seguro no trânsito:

  1. Respeite as leis de trânsito: Conheça e siga as leis de trânsito do seu país. Isso inclui respeitar limites de velocidade, parar nos sinais vermelhos, ceder a passagem quando necessário, usar corretamente os dispositivos de segurança, como cinto de segurança e capacete, entre outros.

  2. Evite distrações: Celulares, conversas, maquiagem e outras distrações podem desviar sua atenção da estrada. Mantenha o foco na direção e evite qualquer atividade que possa comprometer sua atenção.

  3. Esteja atento aos pedestres: Dê prioridade aos pedestres nas faixas de pedestres e redobre a atenção em áreas escolares, cruzamentos e locais com grande circulação de pessoas.

  4. Use os espelhos retrovisores e sinais corretamente: Utilize os espelhos retrovisores para verificar o trânsito ao seu redor e sinalize corretamente suas intenções ao fazer uma mudança de faixa, uma conversão ou uma parada.

  5. Mantenha uma distância segura: Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente para ter tempo suficiente de reagir a qualquer situação de emergência.

  6. Não dirija sob a influência de álcool ou drogas: Nunca dirija sob o efeito de substâncias que possam comprometer sua capacidade de dirigir de forma segura. O álcool, drogas ilícitas e medicamentos podem diminuir seus reflexos e prejudicar sua percepção no trânsito.

  7. Respeite os limites de velocidade: A velocidade excessiva é uma das principais causas de acidentes. Respeite os limites de velocidade estabelecidos e ajuste sua velocidade às condições da via.

  8. Esteja preparado para situações de emergência: Mantenha um kit de primeiros socorros e um triângulo de sinalização no veículo. Saiba como agir em caso de acidentes ou situações de emergência.

Lembrando que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Ao adotar uma condução defensiva e respeitar as regras, contribuímos para a redução de acidentes e preservação de vidas.





Compartilhar

Comentários