A política dos 5 R’s da sustentabilidade é um conjunto de ações que compõem uma metodologia importante de gestão de resíduos que pode ser aplicada tanto por consumidores quanto por empresas.

O método foi popularizado por Bea Johnson, uma ativista ambiental e autora do livro Zero Waste Home: O guia definitivo para simplificar sua vida reduzindo seu desperdício.

Johnson define a fórmula em 5 palavras que começam com a letra R: refuse, reduce, reuse, recycle e rot. Essa última seria a “podridão” que está ligada à compostagem de matéria orgânica. No entanto, em português, também é comum detalhar o método utilizando outras 5 palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar – são essas que detalharemos neste texto.

Note que reciclar é a última ação que aparece na sequência, o que já nos mostra uma nova perspectiva em relação aos resíduos. Antes mesmo de reciclar qualquer item, há várias ações possíveis que podem ajudar a obter um consumo consciente e um estilo de vida com menos lixo e desperdício. 

Neste artigo, você vai entender o que significa cada um dos 5 R’s e como aplicá-los no seu dia a dia. Vamos nessa!?

Recusar

Recusar um determinado produto é o primeiro passo da política dos 5 R’s. Antes mesmo de reutilizar ou reciclar, é preciso pensar sobre o ato de adquirir algum objeto de consumo. Aplicar esse primeiro passo já pode ajudar significativamente a minimizar o desperdício.

E como funciona na prática? Simples: recusando! Recuse as embalagens de plástico descartáveis, produtos que não são recicláveis e itens que são desnecessários para viver. Esse passo é feito de pequenas ações, como optar por um canudinho de metal em vez de um canudinho de plástico toda vez que for tomar uma bebida.

Em uma empresa, os gestores podem orientar os responsáveis pelas compras para que reavaliem o que realmente é necessário. Em suma, recuse aqueles objetos que são facilmente substituíveis por opções não descartáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente e sempre pense mais de uma vez antes de comprar.

Reduzir

Recusar determinados objetos te levará, consequentemente, à redução de alguns materiais prejudiciais ao meio ambiente, certo? Mas ainda é possível pensar em outros itens que podem ser reduzidos.

Pense em resíduos que são prejudiciais, não recicláveis e objetos que talvez você realmente não precise. Reavalie seus hábitos de consumo. O que é essencial e o que não é?

Limite a sua dependência de compra, analise criticamente o resíduo que será gerado ao comprar aquele objeto, evite o desperdício desnecessário e, por fim, repense a compra. Ao fazer isso, sem dúvidas você irá reduzir seu consumo e também o lixo produzido.

Reutilizar

Objetos de consumo descartáveis, como copos, luvas e canudos de plástico, geram um volume de lixo muito grande, uma vez que descartamos sem pensar muito ou com a visão de que “é só mais um pequeno plástico”. Esse é um costume cultural que podemos rever e avaliar criticamente.

Para aplicar o terceiro R, veja quais objetos na sua casa e no seu dia a dia poderiam ser substituídos por objetos reutilizáveis. Antes de sair, por exemplo, você pode se lembrar de colocar uma garrafa de água na bolsa para evitar as de plástico na rua. As sacolas plásticas podem dar lugar a uma ecobag estilosa e eco-friendly. 

No âmbito empresarial, os gestores podem orientar as equipes de compras para mudar alguns produtos, bem como orientar os colaboradores para trazerem suas próprias canecas para tomar café ou água, por exemplo. Lembre-se que diversos utensílios e equipamentos descartáveis podem ser substituídos por opções comportáveis, biodegradáveis ou mesmo reutilizáveis.

Reaproveitar

Reaproveitar é outro grande passo nessa caminhada de sustentabilidade. Se você não puder recusar, reduzir ou reutilizar algum objeto, você pode tentar reaproveitá-lo. Isso vale para qualquer item que você possa encontrar uma nova função em vez de levá-lo para o lixo. 

A criatividade, nesse caso, é a sua grande aliada. Navegando pela internet, você também pode encontrar grandes ideias e inspirações para reutilizar objetos. Com o tempo, você verá cada vez mais possibilidades para transformar um item em outra coisa bem mais útil, como essas:

  • Garrafas de vidro podem ser pintadas e virarem vasos decorativos com plantas e flores;
  • Calças e roupas jeans podem ser transformadas em belos tapetes ou capas de almofadas;
  • Caixotes de feiras podem virar móveis, como mesinha de centro ou nichos;
  • Caixas de papelão podem ser decoradas e virarem caixas organizadoras, porta lápis ou o que sua imaginação permitir.

Divirta-se!

Reciclar 

Por fim, chegamos ao R mais famoso: a reciclagem. Depois de ter recusado, reduzido, reutilizado e reaproveitado, uma ótima opção é reciclar os itens. No entanto, isso só vale para materiais recicláveis e que realmente tenham um lugar de descarte para isso. Nem todo mundo tem acesso à coleta seletiva, por exemplo, e alguns materiais, apesar de serem recicláveis, não são amplamente reciclados no Brasil.

Comece juntando itens de papel, papelão, plástico e vidro. Para descartá-los, você pode buscar por locais de coleta próximos à sua moradia ou até mesmo serviços que busquem na sua própria casa.
O lixo orgânico também pode ser separado e depois destinado à compostagem, que você mesmo pode começar em casa.
Nas empresas, os gestores também podem ter um plano para separar o lixo reciclável e encontrar um lugar que os destine corretamente para a reciclagem.

Agora sim! Você já conhece os 5 R’s da sustentabilidade e pode começar a aplicá-los no seu dia a dia.


Compartilhar

Comentários