Entendemos o processo de luto como único, acompanhado na maioria das vezes de dor e sofrimento. O enlutado que perdeu um ente querido por suicídio necessita de acolhimento e cuidados especiais, pois as reações emocionais são intensas e avassaladoras, principalmente no primeiro momento. Embora a experiência das pessoas em luto seja muito individual, existem emoções comuns, como: negação, choque, desespero, tristeza profunda, raiva, vergonha, hostilidade, culpa, solidão, impotência diante da morte. Nos casos de suicídio essas emoções geralmente são acompanhadas da dificuldade em acreditar que o suicídio realmente aconteceu. Ouvir o enlutado sem julgamento, crítica e preconceito é o primeiro passo do acolhimento.

É importante lembrar que ninguém tem culpa pelo fato de uma pessoa ter tirado a própria vida, nem mesmo quem o fez. Na maioria das vezes não existe uma causa aparente, sendo o suicídio um evento complexo. Esse acontecimento e as dores emocionais trazidas provavelmente não serão esquecidas pela família e amigos, mas a elaboração do luto possibilitará um novo significado a essa experiência, sendo o falecido lembrado com afeto.

O fato de uma pessoa próxima ter tirado a própria vida, em alguns momentos, o enlutado se sinta culpado por seguir em frente com sua vida, isso é normal, mas mesmo diante da angustia do seguir é importante que o enlutado prossiga em busca de sua reconstrução de vida.

Para quem perdeu alguém por suicídio:

Embora seja difícil falar abertamente sobre o suicídio, é importante que você expresse sua dor, dúvidas e incertezas. Geralmente pessoas próximas sabem sobre o ocorrido, então fica mais leve compartilhar com elas. Essas pessoas podem entender melhor a sua situação, te ajudando a vivenciar suas incertezas e frustrações.

Evite ficar sozinho por períodos longos, o isolamento em nada ajuda. Mantenha contato com pessoas que você gosta e que lhe fazem bem. Fale sobre as suas lembranças com a pessoa que faleceu ou sobre a sua dor quando sentir necessidade. Pode ser muito útil conversar com outras pessoas que também perderam alguém próximo por suicídio.

Tente retomar sua vida aos poucos, não se sinta culpado por isso. Tenha tempo para você e faça coisas que lhe fazem bem. Tente praticar alguma atividade física e lazer.

Busque por ajuda profissional, a terapia, por exemplo, é um excelente auxílio no trabalho de elaboração da perda.

Permita-se se sentir feliz novamente!


Escrito por

Nágela Caires
Psicóloga Especialista em Luto
CRP 04/35084



Estamos aqui por você!

Se precisar de ajuda, agende atendimento aqui.

Fale conosco e conheça o serviço de Apoio ao Luto.⠀


JADAPAX - Nosso plano de vida é cuidar de você! ?⠀⠀⠀⠀⠀⠀
??‍? Central SAC: (37) 3242-4819⠀⠀
? WhatsApp: (37) 99113-1347⠀⠀⠀⠀⠀
? www.jadapaxitauna.com.br

Compartilhar

Comentários