Setembro chegou e com ele um tema importantíssimo a ser discutido. Falar sobre emoções, sentimentos, depressão e suicídio é, sem dúvidas, um tema delicado que carrega muitos medos e tabus. Mas é necessário romper o medo, o silêncio, e falar sobre o “elefante branco” que está no meio da sala, todos veem, mas ninguém comenta.

Resolvemos trazer aqui para o nosso blog com muita delicadeza e respeito alguns pontos sobre este tema tão importante.

Afinal, você sabe o que é o Setembro Amarelo?
Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, a proposta é chamar a atenção da sociedade e proporcionar debates, disseminando informação, consciência e desmistificando mitos e preconceitos.

Quando começou?
Desde 2003 o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas em 2015 surgiu a parceria do CVV: Centro de Valorização da Vida, com a AMB: Associação Médica Brasileira e a ABP: Associação Brasileira de Psiquiatria, identificando locais públicos e privados com a cor amarela como uma forma de alerta e oportunidade para abordagem do tema.

Você sabia?

❕ A depressão afeta + de 300 milhões de pessoas em todo o mundo;
❕ Cerca de 700.000 casos de suicídio a cada ano;
❕ A cada 10 brasileiros 1-2 pensam em desistir da vida;
❕ 80% dos casos de suicídio a pessoa deu sinais de aviso;
❕ 90% dos casos poderiam ser evitados;
❕ O suicídio é a quarta causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos.
Fonte: CVV e OMS | 2020

? Por isso, é tão importante estarmos atentas a nossa saúde mental e emocional. Não espere os ventos fortes se tornarem tempestades, não espere suas emoções te dominarem e tirarem de você o equilíbrio de um convívio saudável, antes procure ajuda!  


Prevenção:

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.


Como posso ajudar a quem precisa?

Podemos ajudar estando atentos aos sinais de depressão, tristeza e isolamento, apenas nos mostrando disponíveis para ouvir.

O CVV – Centro de Valorização da Vida – www.cvv.org.br realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Dar espaço para que as pessoas desabafem sobre seus sentimentos, sem críticas nem julgamentos, é um meio de ajudar a quem vê a morte como solução para problemas.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

A Jadapax apoia essa causa. A valorização da vida será sempre a nossa prioridade!




Fonte: https://www.setembroamarelo.com/

Compartilhar

Comentários